Fale conosco

Itaú de Minas

A cidade
 
 
 
Itaú de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localizado no sudoeste do estado, sua população estimada em 2004 era de 15.096 habitantes.
Formou-se um povoado em torno de uma estação chamada Itaú, por causa da indústria cimenteira na região. Em 1943 foi criado, então, o distrito chamado Itaú de Minas, pertencendo ao município de Pratápolis. Foi somente em 11 de setembro 1987 que Itaú ganhou sua autonomia político-administrativa, ao ser emancipada do município de Pratápolis com a ajuda de vários políticos da época, dentre os quais Alberto Kirchner de Andrade, que se tornou o primeiro prefeito da cidade.
 
 

Foi no município que o

Banco Itaú abriu sua primeira agência, em 1944.

A cidade sedia a fábrica de cimentos Itaú (CCPI - Companhia de Cimento Portland Itaú), a maior cimenteira do país, que hoje faz parte do grupo Votorantim. A Unidade de Itaú de Minas é uma das maiores unidades fabris do grupo.

 
 
    
 

A cidade possui uma localização privilegiada, sendo cortada por duas rodovias estaduais. A MG-050 e a MG-344 interligam a região metro-politana de Belo Horizonte ao interior paulista. O município está a 360 km da capital mineira, a 380 km da cidade de São Paulo e a 145 km da cidade Ribeirão Preto (SP).Ainda, está inserido no recém-criado Circuito Turístico Nascentes das Gerais, que engloba as belezas da Serra da Canastra, região da nascente do Rio São Francisco, o Velho Chico. Também, apenas a 45 km, está localizado o Lago da Usina Hidrelétrica de Furnas. Uma das regiões paradisíacas do estado mineiro, com cachoeiras, cânions, montanhas, além da paisagem natural da própria represa.Todos estes atrativos, sejam culturais ou naturais, tornam a cidade um pólo de negócios e tradições.

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Os artesãos
As obras
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Comments